quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ALIMENTAÇÃO - A VIDA NA SUA BOCA!


COMA BEM, VIVA MELHOR!
JUNTE A BOA ALIMENTAÇÃO À PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO, É FUNDAMENTAL! Um conselho de todos os médicos

Esta pirâmide mostra a maneira mais segura de consumo de cada grupo alimentar e está baseada nas necessidades diárias de um ser humano adulto.
Do alto à base da pirâmide você percebe que tipo de alimentos deve consumir em maior ou menor quantidade.
E lembre-se: a pirâmide é um indicador de consumo de alimentos mas há situações específicas em que pode haver necessidade da orientação de um nutricionista para dietas especiais. Esteja sempre atento e em caso de dúvida procure um profissional de sua confiança.

- LEITE E DERIVADOS RICOS EM CÁLCIO (leite, iogurtes, queijo e requeijão)
Os alimentos deste grupo são também ricos em proteínas, indispensáveis para a formação e reparação do nosso organismo. Pela sua riqueza em gordura devem preferir-se as variedades magras num tratamento para emagrecer.

- CARNES, PEIXE, MARISCO E OVOS São alimentos ricos em proteínas e também vitaminas do complexo B e sais minerais (ferro, fósforo e iodo). A quantidade de gordura varia com o tipo de alimento. Recomenda-se retirar as peles das aves e a gordura aparente das carnes antes de cozinhar, diminuindo, deste modo, a ingestão calórica.

- ÓLEOS E GORDURAS ALIMENTARES(óleos, azeite, manteiga, margarinas, banha e natas)
São o grupo mais pequeno da Pirâmide dos alimentos, portanto devem entrar muito modestamente na nossa alimentação. São grandes fornecedores de energia e vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Pela sua carga calórica são para consumir de uma forma reduzida e seleccionada num tratamento para emagrecer.

- CEREAIS E DERIVADOS (trigo, milho, arroz, farinha, massas, pão), LEGUMINOSAS SECAS (feijão, grão, fava, lentilhas) e TUBÉRCULOS (batata)
Estes alimentos são bons fornecedores de hidratos de carbono, vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras. A maior parte da energia diária deve vir deste tipo de alimentos. Pela sua riqueza em fibras e por serem praticamente nulos em gordura, estão indicados no tratamento para emagrecer.

PRODUTOS HORTÍCOLAS (bróculos, nabiças, couves, grelos, espinafres, feijão-verde, ervilhas e favas frescas, cenoura, tomate, cebola) e FRUTA (maçã, pêra e cereja)
São alimentos riquíssimos em vitaminas e minerais e devem ser consumidos em abundância. São, com algumas excepções (azeitonas, abacate, amendoim, noz, pinhão, pistácio, avelã, amêndoa), pobres de gordura e ricos em fibras, o que os torna altamente vantajosos no tratamento para emagrecer.



DOCES - Estes alimentos não fazem parte da Pirâmide dos alimentos e, se entram na rotina do nosso dia-a-dia, contribuem para aumentar muito o valor calórico da refeição. Como agravante, são muitas vezes constituídos também por gordura, o que os torna ainda mais calóricos. Por estas razões estão desaconselhados.

BebidasÁgua - deve ser ingerida em quantidades superiores a 1,5l diárias, de modo a que o nosso organismo se mantenha em equilíbrio. Pode ser consumida às refeições;

Refrigerantes e sumos - é imprescindível a leitura do rótulo para saber o que contêm. Só as quantidades de açúcar e calorias elevadas são desaconselhadas no tratamento para emagrecer;

Bebidas alcoólicas - 1grama de álcool fornece 7 calorias. Uma garrafa de 375 ml de vinho maduro de 12,5º fornece 260 calorias. As bebidas destiladas (whisky, aguardente, licor…) contêm muito mais álcool e portanto são mais calóricas. Por estas razões, a ingestão destes tipos de bebidas está desaconselhada;

Refeições pré-preparadas e outros alimentos processados - Deve-se rejeitar as refeições cujo rótulo contenha, como primeiros ingredientes, gorduras, óleos, margarinas ou manteiga. Significa que estas refeições são muito ricas nesses elementos e, consequentemente, bastante calóricas.